curiosidades

Ciência revela o que os gatos veem quando ficam olhando para o “vazio”

O que os gatos veem quando ficam parados olhando para o “vazio? Quem tem gatinhos em casa já flagrou seus felinos com o olhar perdido em uma direção, mas você olha e não vê nada.

Outras vezes se deparam com ele brincando ou caçando “nada”. Alguns acreditam que os gatos consigam ver espíritos. Mas o que realmente os gatos veem quando ficam olhando para “nada”? A ciência foi atrás de desvendar esse mistério. O estudo foi publicado na Proceedings of the Royal Society.

O que os gatos veem quando olham para o nada

Os responsáveis pela pesquisa foram os especialistas em visão, Ronald Douglas, biólogo da City University London e o neurocientista Glen Jeffery, da University College London.

Surpreendentemente, o resultado do estudo revelou que os gatos realmente estão vendo algo que nossos olhos não conseguem enxergar, e não são espíritos ou fantasmas.

É isso mesmo, nossos gatos não são loucos, eles olham para algo de verdade. Nós é que somos limitados em nossa visão para conseguir acompanhar esses felinos incríveis.

O estudo provou que os gatos estão vendo algo que é invisível para nós: os raios ultravioletas.

Os gatos possuem uma visão capaz de captar essa forma de luz. Já a visão humana, possuí uma estrutura ocular que impede esses raios de chegarem até retina.

Isso significa que para eles o mundo é muito mais cheio de marcas, listras e manchas psicodélicas do que para nós.

Não só os gatos, mas os cães e outros mamíferos, assim como alguns insetos, também podem possuem essa mesma capacidade.

Assim, algo que humanos vêm como sendo de uma cor só, podem ter várias marcas e texturas em ultravioleta, como uma flor por exemplo.

Outra coisa que nós não conseguimos enxergar são as marcações de xixi. Se pudéssemos ver como eles, certamente conseguiríamos visualizar, mesmo à distância, várias manchas de marcações de xixi no sofá ou no tapete da sala. Mesmo que sejam antigas.

Isso explica porque muitas vezes os gatos ficam tão obcecados com uma folha de papel. Muitos clareadores industriais usados para deixar o papel branco têm um brilho que absorve raios ultravioletas.

Isso faz com que aquela folha de papel em cima da mesa tenha uma aparência bem atrativa e curiosa para os gatos. O mesmo acontece com alguns tecidos, tintas, cosméticos e produtos de limpeza.

Douglas explica, porém, que esse “superpoder” tem um viés – a visão fica menos nítida: “Se tem uma coisa que os humanos são bons, é enxergar detalhes. Talvez por isso tenhamos lentes que filtram o UV. Se não tivéssemos, o mundo ia parecer mais embaçado”, informou o biólogo.

Vendo no ultravioleta

A lente do olho humano bloqueia a luz ultravioleta, mas em animais com lentes UV-transparentes, essa luz consegue atingir a retina, que converte a luz em sinais nervosos que viajam para o cérebro onde o sistema visual os percebe.

A luz é composta por um espectro de cores. A luz visível (que os seres humanos podem ver) abrange de vermelho para violeta, além dos comprimentos da onda ultravioleta elas ficam invisíveis para nossos olhos.

Se você quiser matar sua curiosidade em saber como os gatos enxergam o mundo, é só usar uma luz negra. As lâmpadas de luz negra refletem os raios ultravioleta e ajudam a ver o que estamos perdendo, ou a identificar a mancha antiga no sofá que não limpamos porque não tínhamos conseguido enxergar.

Saber que nossos gatos têm visão ultravioleta não vai mudar muito nossa convivência com eles, mas pelo menos passamos a compreender o porquê deles, às vezes, se comportarem de maneira estranha, como se tivessem olhando para um fantasma.

Fonte: akieobicho.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s